Por mundos divergentes – uma vez mais

Em 2014 um dos meus contos, de título “Dispensáveis“, foi selecionado para ser publicado numa antologia da então recém-formada Editorial Divergência. A antologia tinha o título de “Por Mundos Divergentes” e incluía contos de mais quatro autores nacionais.

A premissa prometia história distópicas, num imaginário português, escrito por portugueses e ilustrados por outros tantos portugueses.
O lançamento foi na Arena Porto, conjuntamente com o de outro projecto de ficção científica com cunho português: “Comandante Serralves” (da Imaginauta) e ainda da antologia “Na sombra das palavras” (da divergência), Na altura partilhei um vídeo com fotografias e vídeos do evento, que podem ver AQUI e AQUI.

Lançamento da antologia “Por Mundos Divergentes” em Setembro de 2014, da esquerda para a direita: Nuno Almeida, Pedro Cipriano, Ricardo Dias, Ana Ferrreira e Ana C. Nunes (eu)

Em finais de 2023 recebi a confirmação de que o agora Grupo Editorial Divergência iria lançar uma segunda edição da antologia “Por Mundos Divergentes“, com a adição de mais um conto e com uma nova capa, visto que a primeira edição estava esgotada há bastante tempo.

Saltamos para 3 de Fevereiro de 2024 e, na FNAC do Alameda (Porto), voltamos a reunir-nos. Desta vez para o lançamento da segunda edição. Foi incrível rever a quase totalidade das pessoas que tinham estado presentes no primeiro lançamento!
Quase dez anos volvidos e ainda continuamos a considerar estas histórias relevantes. Talvez ainda mais nos dias que correm.

Da esquerda para a direita: Nuno Almeida, Ana C. Nunes (eu) e Ricardo Dias, da FNAC do Alameda (Porto)

Estiveram presentes 3 dos 6 autores (incluindo eu), o Pedro Cipriano (editor chefe), e até a Ana Ferreira nos fez uma visita, ela que foi a editora da primeira edição.

Foi uma dinâmica muito bem-disposta, com lugar a ponderações sobre o actual estado do mundo, a relevância deste tipo de narrativas, e se estas se mantém ou não actuais, quase dez anos volvidos. Em suma a resposta é sim, e cada vez mais. Alguns destes contos, atrevo-me (e atreveram-se outros) a dizer são mais incidentes e pertinentes na sociedade de hoje, do que eram quando inicialmente foram lançadas.

Deixo-vos com uma luz sobre o que fala o meu conto, para evitar falar demais, sem querer, como aliás me dizem que fiz nesta apresentação. Ehehe!

Rui nasceu livre, mas ao longo dos anos viu-se preso a um sistema que acabará, inevitavelmente, por descartá-lo. A duração da saúde é limitada e a sua está a chegar ao fim. Qual o destino que o aguarda?


Onde comprar?


Antologia Por Mundos Divergentes 2ª edição
Capa da nova edição da antologia “Por mundos divergentes”, com ilustração de Tânia Roberto
Capa da primeira edição da antologia “Por mundos divergentes”, com ilustração de Ana C. Silva (vulgo Cláudia Silva)

1 thoughts on “Por mundos divergentes – uma vez mais

Comente / Comment