Vistas (Semanário 139)

Correndo o risco de me repetir, qual disco riscado, a semana que passou foi uma que me deixou muito irritada, em termos de escrita. Tudo isto porque me deparei com um problema recorrente, que me anda a dar cabo dos nervos e da paciência. Conseguem adivinhar qual? Pista: É referente ao “Alma“.
Pois, nem mais. Voltei ao dilema do P.O.V. (ponto-de-vista). Juro que já me irrito por andar irritada em não conseguir decidir afinal que POV usar. Como é possível? Eu nunca antes tive tanta dificuldade em chegar a um consenso. História houve que não foi À primeira que decidi, mas nunca estive tanto tempo indecisa. E pior! sempre a mudar de ideias. Sim, porque se bem se lembram, da última vez eu disse que já estava decidido, mas depois esta semana estava a pensar recomeçar a revisão e fui novamente assolada por dúvidas atrás de dúvidas.

Juro que ando tão zangada com a minha incapacidade de resolver este dilema, que cheguei ao cúmulo de pensar em desistir de vez do “Alma”. Mas depois lembrei-me de porque gosto tanto desta história e porque acho que tem potencial. Ainda assim, a ideia de o pôr de parte durante uns bons meses, ficou-me na mente e quem sabe se por causa disto não vou passar outras revisões para primeiro plano (coisa que não queria muito fazer mas que, dadas as circunstâncias, talvez seja a opção mais acertada).

Ainda por culpa de tudo isto, dei por mima a reescrever o início de “Alma” para tentar perceber na 1ª pessoa e se por um lado achei que funcionou, acho que a longo prazo (no resto do livro) isso não será uma vantagem. Já sei que o POV na 1ª pessoa de várias personagens não funciona e por isso pensei que fazer o POV na 1ª pessoa e cingir a perspectiva a 2 personagens (Garnath e Ellaine). Ao princípio isto pareceu-se lógico e a resposta certa ao meu sempre eterno dilema do POV nesta história (nunca tive tanta dificuldade em escolher), mas depois parei e raciocinei. Não é preciso pensar muito para perceber o padrão. Estou sempre a mudar! Nunca estou satisfeita e nenhum dos POV me parece o acertado. Isso poderia querer dizer que devia alternar entre 1ª pessoa e 3ª pessoa, mas se eu não gosto de ler isso no livro dos outros, muito menos irei gostar de o escrever. Por isso fica tudo em ‘águas de bacalhau’. Resisti à tentação de começar mais uma versão e dei tempo ao tempo, na esperança que isso me ajudasse, embora não tenha ajudado até agora.

Quero tanto reescrever a história, porque acho que tem mesmo potencial, mas sem decidir este (maldito) pormenor técnico não posso avançar nem uma linha. Já não sei mais que fazer, sinceramente. Por um lado acho que o melhor que tenho a fazer é dedicar-me a outro projecto (ou não tivesse eu quatro romances para rever), mas por outro lado sinto que este é o momento certo para me dedicar ao “Alma“. Sinceramente às vezes acho que a história não quer ser contada, ou que eu me estou a focar no que não interessa e a esquecer-me de algo muito mais importante.

Noutros assuntos, durante a semana transacta enviei novamente o “V.I.D.A.” para várias editoras com nova carta introdutória e sinopse revista. É cruzar os dedos e esperar pelo melhor.

Também foi uma semana para ‘espalhar a palavra’. Que é como quem diz, tenho dois contos meus espalhados pela web:
– no Conte Connosco, onde os contos sobem no ranking conforme os votos. “Rotina” está lá, por favor votem se gostarem do conto. AQUI;
– no A Viagem dos Argonautas, com o conto “Como Ondas“, sob pseudónimo Corvo Silva;

Um Feliz Natal para todos os que festejam. Para os restantes … um bom interlúdio antes do final do ano. 🙂

Nos meus outros blogs:
Incentivo 7, uma ilustração;
– Garnath e a Bola de Cristal – Página 18;
Blogues e Leitores – Convite;
Tertúlia “Blogue e Leitores” – um resumo;

No Exterior:
Behind the Scene: Condições Ideais III – Local, no Crónicas Obscuras;
How I Create my Heroes and Heroine, no blog de Kate Noble;
Increase Your Story’s Suspense With Breadcrumbs, no WordPlay;
Deciding on a voice, no The Book Designer;
How to keep dialogue lively, no The Writer Magazine;
Behind the Scene: Condições Ideais IV – Hora , no Crónicas Obscuras;
Recursos do Escritor: As funções do Diálogo, no blog de Sara Farinha;
Open to Interpretation, no Soul of a Word;
Recursos do Escritor: Regras para escrever bons diálogos, no blog de Sara Farinha;
Rewriting: the Genre Pass, no blog de Alexandra Sokoloff;
When they don’t wanna, no blog de Patricia C. Wrede;
How Do You Decide Which Story You Should Write?, no WordPlay;
Behind the Scene: Condições Ideais V – Música, no Crónicas Obscuras;

7 thoughts on “Vistas (Semanário 139)

  1. Tenho o mesmo problema – aliás foi uma das razões porque atirei Cards à reciclagem. Ou queria um POV em primeira pessoa para o Skye, ou para o Lyle, ou… não sei. Gostava de poder ajudar, mas alas, estou como tu. :/

  2. A razão é simples, Vítor. Como não gosto muito de ler livros que alternam entre a 1ª e a 3ª pessoa, também não quero escrever um que o faça. São ideias (e gostos).

  3. Eu não queria chegar a tanto mas … já estive mais longe. 😦
    Rafaela, tens de aparecer a um dos encontros para tagarelarmos. Não podes no dia 7 de Janeiro?

  4. Olá…
    Porque é que não experimentas escrever um capítulo a terceira pessoa, comparar e pedir a opinião?
    Quem sabe ajude.
    Beijos.

    PS: Boa sorte com a publicação da V.I.D.A.
    E Feliz Natal

Comente / Comment