Arquivo de etiquetas: 2019

A todo o vapor para 2020

Espero que o novo ano, e a nova década, tenha começado bem para todos vocês.
Vale a pena pedir desculpas (mais uma vez) pela minha ausência?
Tal como no ano de 2018, os estudos tomaram conta da minha vida, e nas férias quis foi descansar de tudo, e não tive mesmo cabeça para a escrita. Um lapso grande, bem sei. Em 2020 espero conseguir corrigir esta falha.

Como vem sendo habitual desde há muito anos, é tempo de fazer um apanhado do ano transacto e escolher uma palavra que, de certa forma, defina o mesmo para mim.

A palavra de 219 é Perspectiva.

Segundo a infopedia, perspectiva (nome feminino) significa:

1. arte de representar os objetos tais como se apresentam à vista, conforme a sua posição e distância

2. desenho ou pintura com essa representação

3. aspeto de um objeto ou conjunto de objetos em função do lugar de onde é observado (ponto de vista)

4. (figurado) esperança ou receio de uma coisa provável

5. (figurado) aparência

6. (figurado) ponto de vista

Escolho esta palavra no seu sentido mais figurado, e não tanto no sentido literal e geométrico.
Em 2019 o mundo esteve todo sob a influência da perspectiva (idológica, retrógada e radical) de certos indivíduos poderosos, e bem assim no meu pequeno mundo pessoal também os pontos de vista dos outros em relação a mim e à minha vida me afetaram muito a nível emocional. E por um lado também as minhas próprias perspectivas, e desejos para o mundo, para os que me rodeiam e para mim mesma, saindo goradas em quase todas as situações, me afetaram.
Mas nada que não seja constante em quase todos os momentos de vida, aliás. Simplesmente achei que seria uma palavra interessante para refletir.

Como já referi, a nível de escrita e publicação, o avanço foi nulo e espero colmatar isso em breve (quanto mais não seja nas férias de Verão), mas felizmente na licenciatura que estou a tirar tudo correu bem e, de momento, esse é o meu foco.

Irei falar da minha experiência de publicação com editoras tradicionais (há quantos anos vos tenho prometido isto) e, conto mesmo, publicar pelo menos uma história da “Heroína” e talvez um outro conto ao longo de 2020.

Vemo-nos em breve!

As portas para 2019 já estão abertas!

Já estamos praticamente no fim do mês de Janeiro e eu ainda não fiz o meu apanhado de 2018?
Não me esqueci de vocês, nem do blog. Só não tenho tido o tempo que preciso para me dedicar a ele e a vocês. Perdão!

Como vem sendo hábito, há que escolher uma palavra para definir o ano que terminou. Este ano a minha escolha vai para:

Educação

Que, segundo a infopedia significa:
1. processo que visa o pleno desenvolvimento intelectual, físico e moral de um indivíduo (sobretudo na infância e na juventude) e a sua adequada inserção na sociedade
2. processo, geralmente orientado por outrem, de aquisição de conhecimentos e aptidões; instrução
3. conjunto dos recursos dedicados à gestão do sistema escolar de um país, região, etc.
4. conjunto de métodos e técnicas desenvolvidas com o objetivo de garantir o sucesso da aprendizagem; pedagogia
5. formação que se recebeu ou ministrou
6. aperfeiçoamento de um sentido, de uma aptidão, etc.
7. domínio e observância das normas de conduta socialmente aceites; cortesia

2018, se bem se recordam, começou bem. Reli dois dos meus romances e alguns contos. Revi e publiquei uma edição especial de 5º aniversario do meu romance “Angel Gabriel – Pacto de Sangue”, que lancei finalmente em livro físico.
Também fui jurí num concurso de poesia para os mais novos.
Foi um início de ano que me deixou muito ocupada e orgulhosa.

Então porque as publicações pararam de repente no blog?
Antes de mais devo-vos um pedido de desculpa porque deveria ter-vos falado mais cedo, deveria ter dito algo aqui no blog. Explicado a minha ausência, mas foi por uma boa razão! Na verdade, logo depois destes eventos, decidi que ia tornar um sonho muito antigo numa realidade.

Terminei o 12º ano em 2001 e desde essa altura queria ter tirado uma licenciatura. Infelizmente a vida deu-me poucas possibilidades de o conseguir e as que surgiram foram-se escapando, como muitas outras coisas na vida.
O sonho, esse, esteve sempre vivo, e por isso este ano decidi que chegava de inércia, de hesitação. Era agora ou nunca!
Através do programa Maiores de 23 consegui entrar no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no curso de Design Gráfico – Pós Laboral, no ano de 2018.
Antes disso, com o estudar para entrar, e depois disso, com o estudar para passar, o tempo para a escrita, para a leitura e para … bem … o que quer que não envolvesse o meu trabalho diário de 8 horas e as aulas diárias de 4 a 5 horas por dia, deixou de existir. Não havia tempo para muito mais que isso.

Neste momento estou no intervalo entre o primeiro e o segundo semestre. Passei a todas as cadeiras à primeira, felizmente, e por isso estou num momento de pausa em que aproveito para organizar coisas que foram ficando para trás e em que estudo já o que posso para o segundo semestre.

Está a ser uma aventura! É intenso, é um desafio, mas também é o que eu quero e, acredito, aquilo que preciso.

Assim, no futuro que antevejo próximo, e se tudo correr bem, não vou ter grade tempo para ler, nem para escrever, nem para desenhar muito para além dos projectos do curso.
Por aqui, no blog, as coisas vão andar paradas, pelo menos até este ano lectivo terminar. Mas espero que entendam que é por uma boa razão.

Este foi o meu resumo do ano que findou.
Para 2019 espero continuar no mesmo caminho. E, quem sabe, trazer-vos pelo menos uma novidade, mais lá para o Verão, se tudo correr bem.

Entretanto, apesar de as minhas novidades serem escassas em todo lado, publico mais depressa no Facebook, no Twitter, e estou agora a tentar também o Instagram. Se tiverem curiosade em ver os meus trabalhos mais gráficos, podem também passar pelo meu perfil no Bëhance, onde planeio publicar algumas novidades em breve.

P.S: No dia 27 de Novembro de 2018 este blog fez dez anos! Esqueci-me completamente da data. Uma década depois … apropriado que tenha sido no mesmo ano em que o meu romance foi finalmente publicado em livro.


Boas Festas 2018
Desejo a todos vocês, e aos vossos familiares, umas boas festas, caso celebrem esta quadra. Senão, um bom início de ano!
 
P.S.: Caso não reconheçam as personagens na imagem, trata-se da Lina, o Zanzan, a Momutte e a Garnath, do meu projecto “Alma”