Dia internacional da língua materna

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna (proclamada pela UNESCO em 17 de Novembro de 1999). Podem ler sobre as origens desta data no site da Porto Editora (uma matéria muito interessantes).

Este dia vem da ideia de comemorar e promover a diversidade linguística e cultural, mas também de incentivar o multilinguismo (aprendi uma palavra nova!).

A nossa belíssima língua portuguesa é falada um pouco por todo o mundo, sendo a língua oficial em Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde. Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e Macau, além de ser língua secundária ou cultural em várias outras partes do mundo.

Embora saiba desconhecer muitas camadas da nossa lindíssima língua, sinto-me fascinada por ela. Sei falar (ou tenho luzes sobre) mais 5 línguas: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, e Alemão, mas a nossa é especial. E gostava de a ver ainda mais difundida, mais entendida, pelo mundo fora mas, mais que tudo, pelos próprios falantes oficiais da língua portuguesa, porque há muito boa gente a dar pontapés na gramática (confesso que também dou alguns, de vez em quando). Assim, porque não aprender uma palavra nova hoje?

Um pensamento em “Dia internacional da língua materna”

  1. Eu também amo a nossa lindíssima língua Portuguesa. Para mim é a mais bonita do mundo, é pena haver tanta gente a dar “pontapé na gramática”.

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s