Os vencedores do Concurso de Poesia “Falar de Água com Amor”, promovido pela Águas de Barcelos junto das escolas básicas do concelho de Barcelos, já foram divulgados. São eles: João Lemos, da EB1 de Negreiros (1º lugar), e Eva Simões, da EB1 de Barqueiros (2º lugar). Mais informações o Barcelos na Hora
Parabéns aos dois, em especial, e também a todos os outros alunos que participaram.
Como já vos tinha contado no post anterior, fui convidada a fazer parte do júri de selecção, na companhia do Dr. Víctor Pinho (chefe do Unidade Municipal do Gabinete de Bibliotecas de Barcelos) e B Bernardete Costa (poetisa e autora de vários livros infantis).
Tive oportunidade de ler todos os mais de 700 poemas (ufa!) e encontrei verdadeiras pérolas entre todas estas submissões.
Quando chegou a hora de escolher os premiados, o primeiro prémio foi relativamente consensual (estas situações alguma vez são totalmente consensuais?), mas o segundo prémio foi mais renhido. Havia muito boas entradas e nós só podíamos escolher dois.
Além do primeiro e segundo prémio também foram escolhidos dois poemas para representar cada escola numa pequena exposição que está agora a adornar o espaço do atendimento comercial da Águas de Barcelos. Aproveitem para visitar!
Esta foi uma experiência intensa mas muito boa. Tive oportunidade de ter contacto com o trabalho de crianças muito talentosas e com muita consciência social e ambiental. A reflexão que algumas delas fizeram sobre o estado do planeta, da água e do mundo merece ser lida, e ponderada.
Foi um desafio, especialmente pela quantidade de poemas. O processo de triagem não foi fácil mas o resultado foi fantástico.
Parabéns a todos!
Um pensamento em “A experiência do concurso de poesia “Falar de Água com Amor””