Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

A longa espera (Semanário 128)

Deixe um comentário

Uma semana mais de pesquisa do que propriamente de escrita. Como tenho estado concentrada em tentar decidir (de uma vez por todas) qual projecto vou avançar para o NaNoWriMo 2011, achei por bem começar a fazer alguma pesquisa, na minha vertente favorita, ou seja, mitológica.
Não é segredo que adoro mitologia, mas propriamente a egípcia e greco-romana, embora não seja por falta de interesse na vasta legião mitológica do resto do mundo e épocas. Simplesmente estas são aquelas em que me sinto um pouco mais à vontade (apesar de ainda assim, os meus conhecimentos serem bastante superficiais).
Mas voltando ao início, estive a fazer pesquisa mitológica para tentar enquadrar algumas personagens que tinha criado, mas cuja denominação histórica ainda não tinha definido em concreto. Normalmente faço o oposto, ou seja, defino primeiro a categoria mitológica e só depois é que enraizo verdadeiramente a personagem, mas estas surgiram já desenvolvidas e eu só tinha que decidir quais os tratos específicos (para alem dos que eu já conhecia) de cada uma delas. Ainda não cheguei a uma decisão final para uma das personagens, mas a outra já está catalogada devidamente.
Esta pesquisa toda fez-me crer ainda mais que a escolha certa para este ano seria mesmo o projecto ainda sem-nome (tenho mesmo de arranjar um título, mas tem sido difícil arranjar algo adequado). Ainda não estou 100% convencida porque realmente tenho um ‘afeição’ especial pelo “No Limiar da Vida” e gostava verdadeiramente de lhe dar a atenção que merece, mas neste momento estou quase convencida que não e a altura ideal para o fazer, daí que tenda a apostar mais no sem-nome.

Noutras notícias, continuo a sondar editoras e a maioria continuam a manter-se silenciosas, embora já tenha recebido algumas respostas parciais e esteja agora à espera de maiores desenvolvimentos. Cedo saberei se esta minha aposta tradicional vale a pena ou não e caso nada se resolva, há sempre outras alternativas (não, não me refiro a pagar para publicar). Mais no fim do ano devo ter as coisas mais assentes e, caso a situação se mantenha a mesma, decidirei então que caminho seguir. Para já mantenho a esperança em alta (ou meia haste).

Continuo um pouco desanimada com “O Sangue das Rosas“, mas tenho mesmo vontade de o terminar, simplesmente como fiquei decepcionada com o conto (ou seja, com a minha apresentação do conto) está a ser um pouco penoso trabalhar nele de momento. Mas não desisto. Quem manda aqui sou eu! Hehe!

Nos meus blogs Floresta de Livros e Asas da Mente:
– “As minhas folhas não caíram dessa árvore que és tu“, de Lúcia Vaz Pedro;
– Garnath e a Bola de Cristal – Página 08;
–  Incentivo 2, um desenho;
– Booking Through Thursday – Em Voz Alta;
24 Hour Comics 20114 – Oficial;
Passatempo termina amanhã;
Resultado passatempo 100 seguidores;
– Compras e Ofertas – Setembro 2011;

No exterior:
One Recipe, Two Very Different Dishes, no All About Romance;
Getting to know them, no blog de Patricia C. Wrede;
Dream a Little Dream—But Not in Your Fiction , no WordPlay;
Paranóia Ortográfica, no Antologia do Esquecimento;
Originalidade, no blog de Samuel Pimenta;
Is Predictability in Storytelling Good or Bad?, no Creatspace;
Nanowrimo Prep:: Your Best Idea , no blog de Alexandra Sokoloff;
Destination Unknown, no Muderatti;
The writer and frustration, no Soul of a Word;
Hack Writer’s Gambit, no blog de Patricia C. Wrede;
The Dangers of Character Overload, no WordPlay;

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

