Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Número 5 (Semanário 114)

2 comentários

Lembro-se de há uns meses vos dizer que tinha escrito o guião para uma BD chamada “Não alimentem a Caveira“? Pois comecei a semana passada revendo este guião, fazendo apenas algumas pequenas alterações, já que na sua grande parte estava já bastante satisfatório enquanto banda desenhada de fantasia/comédia.

Durante a semana tive também várias ideias interessantes para o projecto “Vermelho Sangue“, mais especificamente em relação às tecnologias do mundo que criei. Mas também em relação ao “PFA” tive algumas ideias. Nem eu sei quando poderei pegar nestes projectos, e certamente que o “PFA” está ainda bastante longe de ver a ‘luz do papel’, já que vai exigir muita pesquisa, coisa da qual eu não pretendo abdicar quando finalmente decidir iniciar o projecto de verdade.

Depois de terminado o acima referido, regressei a “Dragões e seus Sacrifícios“, com muita vontade de finalmente escrever o «Fim», que acabaria por chegar no Domingo (tecnicamente na segunda-feira de madrugada), como anunciado AQUI.
O fim chegou às 00:40h de 20 de Junho de 2011, com 62 154 palavras, reunidas em 173 páginas.
Um número impressionante, tendo em conta que tinha ideia para um conto e nunca pensei que a história tomasse vida própria e desse um romance.
Estou muito contente com o resultado, mas sei que ainda há muito trabalho a fazer antes de dar o projecto por terminado. O fim não ficou exactamente como tinha pensado (em linhas gerais sim, mas na execução ficou diferente), e não creio que isso tenha sido mau. Mais uma vez deixei que a história se contasse a si mesma, sendo os meus dedos apenas escravos da história.
Agora vou deixar o texto marinar durante uns meses, antes de voltar a pegar-lhe para a primeira ronda de revisões e posterior envio aos primeiros proof-readers. Entretanto tenho muitos outros projectos a precisarem de atenção, mas esses são para relatar no semanário que vem.🙂

E com isto (nem acredito bem no que vou dizer), mas apercebi-me de “Dragões e seus sacrifícios” é o QUINTO romance que termino desde 2009 (estou a referir-me a primeiros rascunhos, pois realmente terminados tenho, até agora, três). 5! Mal posso acreditar! No fundo acho quase impossível ter feito tanto em, relativamente, pouco tempo, mas a verdade é que pelo menos no último ano tenho-me dedicado mais que nunca.
Não estou publicada. Isso é verdade. Mas eu escrevo porque preciso de narra as histórias que tenho na cabeça, e não porque sinta a necessidade de ser publicada. Claro que isso seria uma mais valia, e não desistirei de tentar, mas sinto-me feliz só por saber que cheguei onde cheguei com força de vontade (e apoio de família e amigos).
Se me perguntassem, em inícios de 2008, se eu sonharia alguma vez escrever cinco romances em menos de três anos, eu desataria a rir. Provei a mim mesma que a força de vontade tudo consegue, e que se não nos dedicarmos realmente aquilo de que gostamos, estamos a deixar-nos ficar mal (só a nós mesmos, e a mais ninguém).
Talvez abrande um pouco o ritmo a partir daqui, ou talvez não. Ideias não faltam, objectivos estão traçados e tenho pretensões de chegar a algum lado. Quem sabe se tenho sorte? Quem sabe se tenho talento? Mas vou tentar, e logo outros poderão dizer de seu juízo (quando chegar o momento, sejam meiguinhos🙂 ).

Nos meus blogs Floresta de Livros e Asas da Mente:
Uma demónio, um desenho de personagem para a referida história “Não alimentem a Caveira”;
Um Rapaz, mais um desenho de personagem para a referida história “Não alimentem a Caveira”;
– Top Ten Tuseday – Awww Moments in books;
– Booking Through Thursday – Interactivos;
– “Ubik – Entre 2 Mundos“, de Philip K. Dick.

No exterior:
Writing is Scary, no The Enchanted Inkpot;
A tip for the first time novelist, no Writer Unboxed;
The Escape, no Deadline Dames;
Sobre a auto-edição. no A Lâmpada Mágica;
Writing from a woman’s point f view, no Modern Author Showcase;
Behind the scenes: Bifurcações, no Crónicas Obscuras;
On the edge of your seat – Creating Suspense, no Writer Unboxed;
Discover the perfect place to insert backstory, no WordPlay;
4 Tricks for picking the pefect word, no WordPlay;
Killing the sacred cows of publishing: Rewriting, no blog de Dean Wesley Smith;
Finish! Kind of …, no blog de Rachel Vincent;
Where one writes, no blog de Patricia C. Wrede;
Head-Hopping, no Writer Unboxed;
Time’s ticking, no ACME Authors Link;
O mito do «fácil», n’ O Portal dos Sonhos;
Entrevista a David Soares sobre “Batalha”, no Cadernos de Daath;
Como qualquer propriedade quântica, no Efeitos Secundário;
What’s it like to be a girl, no Writer Unboxed;
Save your readers from boredom, no WordPlay;

Aconselho também a verem os vídeos do Conversas Imaginárias. Eu assisti ao vivo, mas os que não puderam estar pressentes, é uma excelente forma de ver o que por lá se passou

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

2 thoughts on “Número 5 (Semanário 114)

  1. God, eu gostava tanto de ter mais tempo para escrever… mas dois meses de exames por ano mais a loucura dos trabalhos da faculdade dão cabo de mim. É ridículo, porque queria acabar este livro antes de Outubro e sinceramente ainda nem a meio cheguei. DAMN IT.

    Anyway, os meus parabéns outra vez!😀
    xx

  2. Imagino que a meta de Outubro seja por causa do NaNoWriMo.🙂
    Eu também não quero começar mais nenhum projecto longo agora, por medo de não o conseguir terminar antes do NaNoWriMo e depois ter de o deixar a meio. Seria a morte prematura da história, e sinceramente nem sei se seria capaz de o fazer. Por isso daqui até lá vou tratar de revisões (e que longas revisões serão) e contos ou noveletas. Mais que isso não.

    Mas não desistas, Rafaela. Ainda tens tempo e aproveita as férias (para descansar, mas também para adiantar a escrita). Vai dando notícias sobre os progressos (no teu blog, quanto mais não seja) e força!

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s