Banda Sonora (Semanário 112)

Uma semana relativamente producente, na medida em que continuei com a escrita de “Dragões e seus Sacrifícios”, avançando na narrativa até estar mesmo a tocar no final. Tenho esperança que esta semana termine o primeiro ‘rascunho’ desta história que começou como a ideia para um conto, cresceu até me parecer uma noveleta e no fim terminou (claramente) como uma novela/romance que não deve ficar abaixo das 52000 palavras. Isto é que eu chamo de crescimento.
Nunca, nem nos meus maiores sonhos (ou pesadelos, conforme a perspectiva), imaginei que este projecto tivesse tanto para dar e tantas histórias para contar. Foi uma surpresa agradável e adorei cada momento que passei dedicada a ele. Veremos é se esta opinião se mantém até ao fim, porque já me conheço bem o suficiente para saber que normalmente começo a temer os meus projectos quanto mais próxima estou do “Fim”.

Há quem tenha crises a meio dos manuscritos, mas eu mais depressa tenho crises nas extremidades, ou seja, no início (nunca sei onde e como começar a história (especialmente qual a primeira frase a usar) e como a terminar (será que devo acabar aqui ou escrever mais um capítulo?). Dilemas … dilemas …

Agora noutros assuntos:

Isto não tem muito a ver com a literatura, mas na sexta feira fui ouvir o Norberto Lobo (imagem à direita), no projecto Subscuta, em Barcelos, e adorei! A música dele inspirou-me bastante e comprei o CD para poder ouvi-la enquanto escrever (não este livro, por não ser bem o estilo, mas outros). Enquanto ouvia a música, dei por mim a viajar para algumas das minhas histórias e a desenrolar certas cenas ao som das cordas. Por isso gosto tanto de músicas onde a voz não tem um papel principal (ou sequer um papel). É muito mais fácil escrevermos nós a letra.

No sábado fui à Feira do Livro do Porto (não graças à greve dos funcionários dos CP, muito obrigada), e encontrei-me lá com várias pessoas já conhecidas e outras que só conhecia no mundo digital. Assisti à apresentação do novo livro do Pedro Ventura, “Regresso dos Deuses: Rebelião”, que até teve alguma aderência (pareceu-me que não correu nada mal). Ainda tive oportunidade de pedir autógrafos ao Afonso Cruz, e claro, ao Pedro Ventura (eu gosto de ter os livros autografados, parecem mais meus :).

Foi bom rever pessoas e conhecer novas caras. Para semana lá estarei de novo, no encontro do fórum Bang (ou, como lhe chama, o Encontro para Amantes de Livros). Se alguém conhecido andar pela Feira do Livro do Porto no dia 11, faça-se de convidado, que novas caras são sempre bem-vindas.

E vocês, que contam de novo esta semana?

No Floresta de Livros:
– “História de O“, de Pauline Réage;
– Top Ten Tuesday – Books That Should Be In A Beach Bag;
– Convite para apresentação de “Regresso dos Deuses: Rebelião“;
– Compras Maio 2011;
– Booking Through Thursday – Opiniões;

No Exterior:
Archetype vs. Stereotype , no The Enchanted Inkpot;
I have no idea how I do it, no Murderati;
Listen!, no Writer Unboxed;
Whose thoughts are you thinking, no LightSpeed magazine;
Been There, no Writer Unboxed;
How to Use Comedy and Tragedy for a One-Two Punch, no WordPlay;
When the Straight lines bends, no blog da Rachel Vincent;
The Sinopsissss…, no Rhemalda Publishing;
Why every writer needs a dog, no Writer Unboxed;
Inspiring writers, no The League of Reluctante Adults;
A writer’s worspace, no Murder She Writes;
Brick Wall, no Nina Kilham’s Blog;
Daily Kick–Too “On the Nose” and Tonight’s Call, no Modern Author Showcase;
Top Ten Clichés About Romance Novels (and Romance Readers), no All About Romance;
Visual Image Systems, no Murderati;
But it’s work, no blog da Kate Noble;

Anúncios

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s