Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Banda Sonora (Semanário 112)

Deixe um comentário

Uma semana relativamente producente, na medida em que continuei com a escrita de “Dragões e seus Sacrifícios”, avançando na narrativa até estar mesmo a tocar no final. Tenho esperança que esta semana termine o primeiro ‘rascunho’ desta história que começou como a ideia para um conto, cresceu até me parecer uma noveleta e no fim terminou (claramente) como uma novela/romance que não deve ficar abaixo das 52000 palavras. Isto é que eu chamo de crescimento.
Nunca, nem nos meus maiores sonhos (ou pesadelos, conforme a perspectiva), imaginei que este projecto tivesse tanto para dar e tantas histórias para contar. Foi uma surpresa agradável e adorei cada momento que passei dedicada a ele. Veremos é se esta opinião se mantém até ao fim, porque já me conheço bem o suficiente para saber que normalmente começo a temer os meus projectos quanto mais próxima estou do “Fim”.

Há quem tenha crises a meio dos manuscritos, mas eu mais depressa tenho crises nas extremidades, ou seja, no início (nunca sei onde e como começar a história (especialmente qual a primeira frase a usar) e como a terminar (será que devo acabar aqui ou escrever mais um capítulo?). Dilemas … dilemas …

Agora noutros assuntos:

Isto não tem muito a ver com a literatura, mas na sexta feira fui ouvir o Norberto Lobo (imagem à direita), no projecto Subscuta, em Barcelos, e adorei! A música dele inspirou-me bastante e comprei o CD para poder ouvi-la enquanto escrever (não este livro, por não ser bem o estilo, mas outros). Enquanto ouvia a música, dei por mim a viajar para algumas das minhas histórias e a desenrolar certas cenas ao som das cordas. Por isso gosto tanto de músicas onde a voz não tem um papel principal (ou sequer um papel). É muito mais fácil escrevermos nós a letra.

No sábado fui à Feira do Livro do Porto (não graças à greve dos funcionários dos CP, muito obrigada), e encontrei-me lá com várias pessoas já conhecidas e outras que só conhecia no mundo digital. Assisti à apresentação do novo livro do Pedro Ventura, “Regresso dos Deuses: Rebelião”, que até teve alguma aderência (pareceu-me que não correu nada mal). Ainda tive oportunidade de pedir autógrafos ao Afonso Cruz, e claro, ao Pedro Ventura (eu gosto de ter os livros autografados, parecem mais meus🙂.

Foi bom rever pessoas e conhecer novas caras. Para semana lá estarei de novo, no encontro do fórum Bang (ou, como lhe chama, o Encontro para Amantes de Livros). Se alguém conhecido andar pela Feira do Livro do Porto no dia 11, faça-se de convidado, que novas caras são sempre bem-vindas.

E vocês, que contam de novo esta semana?

No Floresta de Livros:
– “História de O“, de Pauline Réage;
– Top Ten Tuesday – Books That Should Be In A Beach Bag;
– Convite para apresentação de “Regresso dos Deuses: Rebelião“;
– Compras Maio 2011;
– Booking Through Thursday – Opiniões;

No Exterior:
Archetype vs. Stereotype , no The Enchanted Inkpot;
I have no idea how I do it, no Murderati;
Listen!, no Writer Unboxed;
Whose thoughts are you thinking, no LightSpeed magazine;
Been There, no Writer Unboxed;
How to Use Comedy and Tragedy for a One-Two Punch, no WordPlay;
When the Straight lines bends, no blog da Rachel Vincent;
The Sinopsissss…, no Rhemalda Publishing;
Why every writer needs a dog, no Writer Unboxed;
Inspiring writers, no The League of Reluctante Adults;
A writer’s worspace, no Murder She Writes;
Brick Wall, no Nina Kilham’s Blog;
Daily Kick–Too “On the Nose” and Tonight’s Call, no Modern Author Showcase;
Top Ten Clichés About Romance Novels (and Romance Readers), no All About Romance;
Visual Image Systems, no Murderati;
But it’s work, no blog da Kate Noble;

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

