Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 86

6 comentários

O dilema da semana foi: “Escrever na 1ª ou 3ª pessoa”.
Ainda não consegui decidir com que “voz” vou escrever o Alma e isso deixa-me desesperada porque falta muito pouco tempo e eu não chego a uma solução.
Se por um lado me sinto mais à vontade na 1ª pessoa, também penso que esta história talvez ganhasse mais em ser contada na 3ª. O problema é que depois de alguns capítulos eu sei que vou começar a “cansar-me” da 3ª pessoa e a irritar-me com tudo o que escrevo. E, bem … queria evitar isso em Novembro.

– Trabalhei no conto, cujo título provisório é A última ceia e vi-me às aranhas porque está escrito no presente da 1ª pessoa. Nunca mais! Tenho dito.

– Estive em estado meditação (leia-se concentração imparável) com as personagens de Alma, para as conhecer mais a fundo e descobri umas coisas engraçadas sobre algumas delas. Como por exemplo, que a Garnath dorme com a sua bola de cristal, ou que tenho três personagens de cor no romance (viva a diversidade), ou até que o Jarad já dormiu com algumas das suas primas (E não, não me refiro a deitar-se na mesma cama que elas. O tipo é um playboy incorrigível, que estava eu à espera?).
E também descobri que Bwerv é possivelmente o nome mais idiota que eu alguma vez inventei, e que cai que nem uma luva na idiota da personagem (masculina) a quem se refere.

Já só falta uma semana para o NaNoWriMo e eu ainda tenho tanta coisa para preparar! Estou a entrar em stress.

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

6 thoughts on “Semanário 86

  1. LOL, Bwerv!

    E nada a acrescentar uma vez que não sofro de stress pré-NaNo!😛

  2. Se ao menos eu conseguisse entrar no NaNo sem nada planeado, reduzia em muito as minhas preocupações. Mas eu sou assim🙂

  3. Também ando preocupada porque ainda só comecei o outline, nem a meio da história vou, e já estou num impasse… Sei como começa, sei como acaba, agora o que me preocupa é como vou chegar lá. Sou demasiadamente control-freak para começar sem preparação.🙂

    Quanto ao problema da 1a pessoa versus 3a pessoa, penso que isso depende mesmo da história. Se precisares de mostrar coisas de vários pontos de vista (por exemplo, quando a heroína não está lá para ver as coisas acontecerem) a 1a pessoa é (na minha opinião) um pouco confusa, mas a verdade é que permite explorar emoções e pensamentos de um modo que seria desenquadrado para a 3a pessoa…

    Pessoalmente prefiro a 3a pessoa, mas gostei de muitos livros onde é utilizada a 1a (Hunger Games, Moon Called).🙂

  4. O meu dilema é que não sei como vai ser o final. É a primeira vez na vida que começo uma história sem saber o fim (normalmente sei o fim e não o princípio🙂
    E visto dessa perspectiva, talvez seja melhor escrever na 3ª pessoa. Mas tenho medo. Muito medo! Normalmente farto-me da 3ª pessoa a meio da narrativa.

  5. Se é esse o caso, talvez seja melhor ires para a 1a pessoa, não só porque fartares-te seria potencialmente fatal no NanoWrimo, mas também porque 3a pessoa implica outras decisões. Por exemplo, quanto insight temos das emoções das personagens, e se o temos de todas – há poucas coisas tão confusas como ler um livro na 3a pessoa em que conseguimos saber como todas as personagens se estão a sentir. E o que mostrar versus o que queremos que se passe behind the scenes.

    Se calhar estou a exagerar em termos de análise destas coisas, mas a verdade é que também é uma questão que me deixa indecisa…

  6. Acho que estás a fazer perfeito sentido. Mas a bem ou a mal vou ter de decidir até domingo.🙂
    Se calhar vou tentar escrever pequenos contos (não incluídos na narrativa) para tentar ver o que funciona melhor com as personagens e o género de história.
    De qualquer forma, se fizer na 1ª pessoa vou usar 4/5 POV diferentes, para não se tornar muito unilateral.

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s