Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 84

6 comentários

Parece que não me consigo dar por satisfeita com o Angel Gabriel, porque na quarta feira voltei a acrescentar uns pormenores à história. pareceram-me vitais, e, verdade seja dita, não me ocuparam assim tanto tempo nem aumentaram muito a contagem das palavras. Mas, e há sempre um mas, decidi que vou tentar integrar um capítulo inteiro novo no meio da narrativa. tentar é a palavra de ordem, pois não sei se é a melhor ideia, mas assim que o escrever saberei. Não vai mudar nada, além de trazer um pouco de mais profundidade às personagens, que me parece fulcral, mas também não vou correr o risco de arruinar o ritmo narrativo por causa de uma cena. Logo verei.

E menos de duas semanas depois de ter começado a submeter o Angel Gabriel a algumas editoras, recebi o primeiro “não”. Foi na sexta-feira e confesso que por mais que tentasse não pensar nisso, a notícia acabou por me estragar um pouco o fim de semana pois não foi bem o mesmo que aconteceu com V.I.D.A., em que eu já sabia que as probabilidades de publicação eram mais baixas. Aqui, confesso, tinha um pouco mais de esperanças.
Claro que um “não” não significa muito mais para além de que aquela editora não estava interessada, mas era umas das minhas escolhas de topo, por isso fiquei um pouco em baixo. Mas já passou.

Ainda na sexta-feira tive um pequeno percalço. Então não é que estava eu muito concentrada a escrever o conto de terror (que já aqui mencionei várias vezes) e sem mais nem menos o Word tem um episódio de estupidez e *puff*. Bloqueou e eu perdi o trabalho todo que tinha feito até ali porque ele fez o favor de não gravar automaticamente.
Fiquei tão irada que depois nem consegui voltar a escrever direito. Odeio quando acontece isto! E sem razão nenhuma, que é ainda melhor.

No sábado teve lugar o primeiro encontro do NaNoWriMo no Porto, este ano. Só estiveram quatro pessoas, mas já tivemos uma cara nova desde o ano passado. Passamos a tarde toda a falar de literatura, autores e filmes, e acabamos por não fazer nada. Mas na verdade, isso nem foi mau de todo.

Concursos e Passatempos de Escrita:
– Não se esqueçam que a Antagonista estendeu o prazo de entrega para a antologia “Pesadelos de uma noite de Natal“. Podem ver regulamento AQUI. Até 30 de Novembro.
– A Editora Alfarroba abriu um concurso literário chamado “Conto por Conto”. Podem saber mais AQUI. Até 15 de Dezembro
– A revista virtual “There was a story” está a propagandar um concurso de escrita com o tema “Regresso”. Podem saber mais AQUI ou no nº2 da revista. Até 17 de Outubro.
– O blog Que a estante nos caia em cima está a divulgar um passatempo de conto, com tema livre. Vejam mais no post oficial. Até 5 de Novembro.

 

No exterior:
– O blog Dirty Sexy Books teve, na semana passada, como guest-blogger a autora Stephanie Draven, que escreveu os 7 Pecados Mortais do Romance Paranormal. E embora não concorde com tudo, fiquei  estranhamente afectada por aquele “Pride” e o “Envy”, um bocadinho, porque alguém me disse que a Angel é um pouco Mary-Sue, embora ele seja tão convencida que me pareça impossível ela ser perfeita por isso mesmo. Ah, bem. Eu confesso que tenho uma relação de amor-ódio com a minha personagem e, possivelmente, se alguma vez a encontrasse na rua, era bem capaz de lhe partir uns dentes.

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

6 thoughts on “Semanário 84

  1. OUCH, esse artigo no link é muito, muito bruto. E fui eu quem sugeriu mudar o glossário para o princípio, oh noes! Também fui eu quem chamou Mary-Sue à Angel.

    God, sinto-me mal. D:

    Mas hey, ao menos não fizeste trinta por uma linha para evitar os Mary-Sues e os Gary-Stus (como eu) e acabaste com o set de personagens mas detestável do planeta!

    Primeiro não, já? Eu comecei a enviar hoje, esperemos que também não demore muito para começar a receber notícias.:/

  2. Aquela editora que te falei, deve responder-te no máximo dentro de 2 semanas 8foi o tempo que demorou nas minhas duas submissões). E já agora: MUITA SORTE!

    Hehe! Não leves a mal aquilo que disse sobre o post mencionado. Eu não levei, e sinceramente não tenho nada contra os glossários na frente, bem pelo contrário (a J.R. Ward faz isso e eu gosto). Acho que depende dos casos, mas pelo menos deve-se fazer menção a um glossário (talvez um índice), mas acho que no caso do meu “livro” não faria sentido o índice, por isso a solução mais indicada seria mesmo colocar o glossário no início para ajudar um pouco o leitor. Além de que, no fundo o glossário pouco mais diz do que o que eu coloquei no meio do texto. Só o fiz para haver um local com a informação reunida, ao invés de dispersa, como claramente está no meio da narrativa.
    Os únicos casos que não expliquei bem na narrativa, foram o significado dos Sekhmets e dos Primordiais, e caso seja necessário, fá-lo-ei, pois não é assim tão difícil, mas não quis maçar a narrativa com explicações dessas.

  3. Obrigada! E hey, claro que não levo a mal!🙂

    Não acho necessário explicar o que é um Sekhmet e o que é um Primordial, tipo, eu não sabia e cheguei ao fim a saber sem qualquer problema, isso é que é importante!😀

  4. Assim até fico um pouco mais descansada.🙂
    E depois dá notícias sobre a tua “viagem” pelo mundo das submissões. Espero sinceramente que não te estraguem o fim de semana, como fizeram a mim.😄
    E não te esqueças que se receberes boas notícias vamos ter de fazer uma festa NaNo-bombástica.

  5. Olá Ana, gostaria de convidar-te a passares pelo página e dar a tua opinião sobre a nova rubrica que tem como convidado o Manuel Cardoso do blogue Os Meus Livros, um beijinho.

  6. Nuno,
    obrigada pela visita e já dei um saltinho ao blog e deixei um comentário, Mas já agora, porque é que não aparece o link para o blog no teu nome?

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s