Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 82

6 comentários

Uma semana dedicada quase exclusivamente à sinopse e carta de apresentação (query) que vou usar para submeter o Angel Gabriel – Pacto de Sangue às editoras.

Devem ter reparado que acrescentei algo ao título que sempre usei para este projecto. O subtítulo “Pacto de Sangue“, aviso já, não indica que vá haver lugar a uma sequela, porque não há. Só que senti-me impelida a acrescentar algo ao título por razões de coerência. Afinal, “Angel Gabriel” podia induzir em erro, tanto ao conteúdo do livro como quanto à nacionalidade da autora (o que não seria necessariamente mau).
Para mim este projecto será sempre simplesmente Angel Gabriel, e no meu entender faria todo o sentido do mundo que ficasse conhecido apenas como tal (afinal é um uso, que considero intrigante, dos nomes das personagens principais), mas numa visão mais comercial e do prisma do possível leitor, é bom não antagonizar ninguém.

Mas voltando à sinopse e à carta de apresentação, tenho que confessar que foi bem mais complexo do que estava à espera. Mas ao fazer isto pela segunda vez, percebi como cometi vários erros com a minha abordagem anterior à submissão do V.I.D.A.. Onde tanto a sinopse como a carta de apresentação falharam em mais pontos do que posso contar.
Serviu de experiência, e não me arrependo de ter tentado mas se fosse agora faria as coisas de modo bem diferente.

Uma coisa que me deixou bem disposta foi o facto de não estar sozinha nesta aventura de sinopses e cartas de apresentação. A Anna Raffaella, que escreveu o próximo grande fenómeno (o optimismo nunca fez mal a ninguém, digo eu) “Jogo Imortal” (não sei se o título é definitivo ou não), também andou a trabalhar nestas coisas das submissões e as duas aproveitamos para trocar ideias e ajudar-nos mutuamente. Posso dizer, sem dúvida, que lhe desejo o maior sucesso. Ela tem talento e seria giro se fossemos publicadas mais ou menos ao mesmo tempo (Hey! Deixem-me sonhar, sim?).

No Domingo à noite trabalhei até de madrugada para dar uns retoques finais no projecto e deixei tudo pronto para na segunda-feira de manhã começar logo a submeter a editoras. Vamos ver se desta vez as coisas correm melhor?

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

6 thoughts on “Semanário 82

  1. Oh God, vais mesmo começar hoje? *faz figas* Estou contigo, havemos de ver este livro na FNAC num futuro próximo!

    E muito obrigada quanto à parte que me toca.🙂 É bom saber que não sou a única optimista desmedida nesta trupe de hopefully-soon-to-be-pros!

    xx

  2. Rafaela, já que sou pessimista em relação a tudo o resto na minha vida, decidi desta vez usar uma técnica de pensamento diferente e confiar. Afinal, se eu não acreditar ninguém o fará por mim.
    E vá, força tu também!

  3. E eu vou ser tipo a fã/stalker de vocês as duas. Yay!!!
    Boa sorte!!!

  4. Stalkers como tu eu não me importo de ter.😄

  5. Boa sorte! Assim como tu, eu também ando a tentar ser publicado (apesar de não ter muita noção dos primeiros passos a dar, mas um dia chego lá) e, portanto, sei bem o quão difícil é o caminho. Mais uma vez, boa sorte! ^^

  6. Crow, obrigada pelo apoio, e desejo-te muita sorte na tentativa de publicação.
    Quanto aos passos a dar, não posso dar grandes conselhos, à excepção de “segue à letra as indicações que encontras nos sites das editoras”, porque se eles lá estão é por uma boa razão.

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s