Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 74

4 comentários

Mais uma semana não muito produtiva, especialmente por uma razão: Eu estava furiosa com o meu trabalho. E não, não me refiro ao trabalho do dia-a-dia (se bem que esse também poderia ter corrido melhor), mas sim ao trabalho escrito.
Não sei bem porquê mas esta fase de descontentamento literário parece que não passa. Estou a perder “fé” no Angel Gabriel, e o pior é que sei que não faz muito sentido. Ou seja, as minhas dúvidas estão lá pelas razões erradas, mas por causa delas não consigo terminar de escrever a história. Isto é frustrante quando só me faltam 2 ou 3 capítulos. Raios!

Esta semana pensei em tudo.
– Descartar totalmente a história e escrevê-la de uma forma completamente diferente.
– Voltar a reescrever tudo pela centésima vez.
Eu sei lá!
Por isso é que nem me aproximei do teclado, sabendo de antemão que possivelmente ia fazer “Seleccionar tudo” e depois carregar no “Delete“.
Ainda tive coragem de ir ler o último capítulo que escrevi, e embora tenha gostado, tive crises em que me parecia que as personagens não estavam a agir normalmente. Se isto é verdade ou não, é algo que só tentarei comprovar quando esta crise literária passar. Pela saúde da história, e pela minha também.

Entretanto diverti-me (para descontrair um pouco) a definir um pouco mais as personagens que fazem parte do PFA e as várias espécies que fazem parte deste “universo”. Foi giro!

Como também anunciei, estive no fórum das Romance Divas para fazer parte da Not Going to Conference Conference 2010 e embora não tenha participado tanto quanto gostaria, aprendi umas dicas bem interessantes e potencialmente valiosas. Gostei especialmente do painel sobre YA (Young Adult) e o de Steampunk, um género com o qual não estou muito familiarizada mas que me fascina.

Foi também neste fórum que li algo que fez ressurgir a velha ideia de escrever em Inglês. Amo a minha língua, mas convenhamos que o nosso mercado é muito limitado e o da língua inglesa é um mercado bem tentador. Quem sabe não tento a minha sorte?
Não está ainda decidido, mas a sementinha está plantada. Logo veremos …

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

4 thoughts on “Semanário 74

  1. Oh, as crises literárias… tive uma recentemente, achava que tudo o que os meus personagens diziam estava OOC. Especialmente o Raphael, e sei que quando o Raphael estiver mal, está tudo mal.

    Mas a questão principal, que me ajudou a ultrapassar isto e talvez te ajude a ti, é esta: o teu livro não tem de ser o melhor do mundo, só tem de ser o melhor que podes e consegues fazer AGORA. Se estiveres constantemente a reescrever, por via da evolução, nunca vais parar, porque achas sempre que sabes mais agora do que quando começaste, e portanto, aquilo que fizeste antes está errado! (o que me parece ser o teu problema, pelo que tenho lido nos semanários) Assim, só tenho um conselho: LET GO. Deixa passar as falhas leves, deixa as coisas correr como estão. Estás quase no fim! Acaba, e passa à frente!

    Tanto eu como tu, já andámos demasiado para desistir agora e voltar atrás. Acredita, às vezes também quero parar. Quero deitar tudo fora e escrever outra coisa, ou alterar isto, ou aquilo, porque este personagem tem uma motivação errada, blah blah blah. Quero desistir. Mas estou tão perto que nunca me iria perdoar. E este livro não é o único que quero escrever. Já passei demasiado tempo com ele e quero acabar, e é isso que me tem mantido em frente ao computador.

    Espero sinceramente que te ajude, ou que, pelo menos, encontres uma solução que resulte para ti. Mas não desistas, rapariga, porque eu estou aqui para implicar contigo se o fizeres!😀

  2. Anna,
    Até tem graça que eu te tenha dito o mesmo e agora precise que tu me digas a mim.😄
    Eu percebo tudo o que dizes. A sério que percebo! O problema é que uma parte de mim não pensa assim. A sorte é que não vou deixá-la ganhar. Este ano ainda queria tentar mais alguma coisa antes do NaNoWriMo, para depois me dedicar a preparar a história que vou escrever em Novembro (ainda não decidi qual). E com um pouco de sorte ainda arriscava começar algum outro projecto antes de Novembro (mas provavelmente não).

    2/3 capítulos. É só isso que me falta e depois é só rever a gramática. Depois disso, digo FIM definitivamente (a menos que alguma editora lhe pegue e tenha de mudar alguma coisa).
    Vai custar, mas tem de ser. São quase dois anos que andei à volta do Angel Gabriel e isto tem de acabar em algum ponto, por isso há de ser agora.

    Obrigada pelo apoio, e já agora, terminaste o Fallen?

  3. Força nisso!
    Terminar? Nope, ainda não. Estou a uns… 3-5k do fim? Falta-me o último arco inteiro, tenho de acrescentar algumas cenas e arranjar forma de arranjar motivações e desculpas para que estejam todos no sítio errado à hora errada. Depois é agarrar no machado e começar a cortar cabeças! LOL
    xx

  4. LOL
    Boa sorte com essas “decapitações” então.😄

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s