Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 69

6 comentários

Com um semanário com um número destes, eu devia era dizer alguma coisa mais … picante?
Mas desenganem-se que aqui não há disso (pois sim …) e iremos apenas falar no que realmente não interessa a ninguém.

E agora que penso nisso … será que se escrevesse contos eróticos tinha mais leitores?
Aposto que sim!

Voltando ao assunto, na semana passada, e sem grande pré-aviso, comecei a enviar o V.I.D.A. para editoras. E perguntam vocês (ou talvez não): Mas já? Ainda à pouco acabaste de fazer a revisão e já vais enviar?
Pois é, mas a verdade é uma, e eu percebi isso recentemente: Quando reli o V.I.D.A. não senti necessidade de mudar quase nada, e o pouco que mudei já está pronto, por isso para quê esperar?
E vocês podem argumentar: Mas nem sequer tens muitas opiniões para já? Que tal esperares mais uns tempos?
E têm toda a razão, mas eu sei que mesmo depois de virem mais opiniões, eu não vou mudar assim tanto e por isso, mesmo ainda estando à espera de algumas opiniões que levarei muito em conta, decidi mesmo avaçar com a sondagem das editoras.

Para mim o manuscrito está terminado, e se mudar alguma coisa não será nada de muito relevante, por isso não vejo necessidade de estar a adiar isto, até porque as editoras demoram sempre um bom tempo a responder a submissões (pelo que me foi dito claro, pois experiência não tenho nenhuma).

Mas desengane-se quem pensa que faria isto a qualquer outra obra minha. Por exemplo, no caso do Através do vidro não tenho confiança suficiente para começar já a envia-lo a editoras pois sinto que posso fazer mais e chegar muito mais longe. Possivelmente vou reescrever a última parte e depois logo se vê.
E nem falemos no Angel Gabriel, pois ando às voltas com esta história desde 2008 (já sem mencionar o facto de a ideia original vir de 2005).
Como podem comprovar, o V.I.D.A. é um caso excepcional e por isso mesmo decidi seguir em frente com isto.

Para os que ainda estão a ler o V.I.D.A. peço-vos que não parem de ler. Terminem e dêem-me opiniões, quem sabe não me alertam para algo de extrema importância que me passou ao lado.

E bem, a quem possa interessar, o que fiz foi:
1) Preparar uma sinopse mais longa da história, mencionar o género literário da obra e a contagem das palavras, juntamente com um pequeno parágrafo a falar sobre mim (enquanto autora, apenas mencionando factos relevantes).
2) Uma pequena mostra do manuscrito, com cerca de 50 páginas (na verdade no caso do V.I.D.A. foi mais que uma pequena mostra porque é uma pequena novela.
3) Pesquisar que editoras portuguesas normalmente publicam dentro do género em questão (Fantasia) e pesquisar quais as directivas de submissão de cada uma.
4) Seguir as instruções à letra!
5) Enviar.
6) Aguardar pacientemente 2/3 meses
Não foi muito complicado, mas garanto-vos que é muito difícil encontrar informações sobre algumas editoras, mesmo as grandes (às vezes nas pequenas é mais fácil). Enviei a várias editoras, mas se não obtiver respostas nos próximos 2/3 meses, tentarei outra aproximação.

E  em breve saberemos se fiz bem as coisas, ou se da próxima vez terei de mudar a minha abordagem. Uma coisa é certa, hei-de aprender alguma coisa com isto (se não for mais nada, aprendo o que NÃO fazer).

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

6 thoughts on “Semanário 69

  1. Recebeste a minha revisão, m’darling? Enviei-ta ontem.😉

    E quanto a editoras, conseguiste encontrar directivas de submissão? Isso assusta-me, porque a grande maioria delas não diz nada!

    Estou a fazer figas por ti, rapariga!😀

  2. Rafa, recebi a tua (maravilhosa) revisão e enviei-te um email de resposta.
    Quanto às directivas. algumas tinham, outras nem por isso, mas as que não tinham fiz como a maioria solicitava. Deve servir.😄
    E muito obrigada pelo apoio. És uma querida!

  3. Já enviaste!!! Oh meu Deus, espero ver o teu livro à venda daqui a pouco tempo. E tenho esperança disso porque adorei o V.I.D.A (ainda mais do que do Angel Gabriel).

  4. Obrigada! E também eu o quero ver à venda em breve (a definição de breve é que pode ser algo extensa)😄

  5. ainda não li… mas vou ler … (e brevemente) passei aqui rapidamente pois daqui a pouco tenho de estar de boca aberta no dentista (lol) para te agradecer as visitas ao Página, irei voltar, de qualquer das formas tenho que te dar os parabens pelo espaço, vou voltar com mais calma e se tiveres uns minutinhos fazer-te umas perguntas sobre o teu trabalho para o publicitar no página a página, espero que tenhas a maior sorte do mundo com este projecto. um beijinho e até breve.

  6. Obrigada pela visita Nuno e boa sorte no dentista (estou tão habituada que estranho quem tem medo do dentista. Afinal andei quatro anos a “abrir a boca” todos os meses, XD)
    Claro que estou disponível, embora não tenho nada publicado (para já). E muito obrigada pelo apoio!

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s