Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Aprovação Maternal

4 comentários

Sabem, as pessoas fazem as coisas por certas e determinadas razões, e umas razões são mais válidas que outras, para coisas diferentes em momentos diferentes. Eu, por exemplo, comecei a escrever à séria por competitividade (como já o disse muitas vezes), mas cedo passei a escrever por gosto, porque queria contar histórias e porque me sentia bem a escreve-las.

Durante todo este processo, ninguém me apoiou mais que a minha maravilhosa Mãe (todos deviam ter uma Mãe assim), que me empurrou sempre para a frente mesmo quando eu queria era andar para trás. Por isso, e por muitas outras coisas que ela fez por mim e pela nossa família, sempre senti no meu intimo a vontade de escrever algo que ela gostasse. O problema é que eu escrevo num género que a minha Mãe não aprecia, a fantasia. Isto, em certos momentos, deixava-me muito triste, porque sabia que ela não iria realmente apreciar o que escrevia, por mais que ela afirmasse que gostava da minha escrita, o conteúdo não a chamava e eu, como filhinha que deseja a aprovação completa da sua figura maternal, ficava cabisbaixa e sempre a tentar magicar uma história que talvez a surpreendesse.

Confesso, por mais que tivesse consciência disso, fiquei muito triste quando percebi que a minha Mãe se tinha esforçado mas ainda assim não tinha chegado a terminar a leitura do Angel Gabriel. Não era o tipo de história que ela gostasse, com sangue e vampiros. eu sabia bem disso, mas doeu … muito.

Por isso foi com alguma relutância que lhe entreguei uma cópia do V.I.D.A. (ontem).
Hoje de manhã, ela chegou à minha beira e disse-me as palavras mágicas … “Adorei! Está perfeito!”
Fiquei tão contente, mas tão contente, que tive de lutar contra as lágrimas.
Juro que não estava à espera que ela gostasse. Embora num tema mais global, V.I.D.A. continua a ser fantasia e por isso estava mentalmente preparada para que ela não desfrutasse muito da história e por isso, ver que ela gostou tanto e ouvi-la falar da história com um orgulho nos olhos, fez-me a pessoa mais feliz.

Mais do que ser publicada, mais do que receber elogios, isto era o que eu queria verdadeiramente. A aprovação da minha Mãe, porque acredito que sem ela nunca teria continuado a escrever e não estaria tão embrenhada nisto como estou agora.
Espero, que esta não seja a última história que eu escrevo e ela desfrute, pois embora não possa escrever para ela (como gostaria), pois a minha imaginação divaga, ainda assim procuro ter algo que a cative no meio da escrita que faço por mim, mas que como qualquer peça literária sonha alcançar o público.

E vocês? Escrevem para alguém, ou por alguém? Ou melhor, será que gostariam de ter a aprovação de alguém próximo de vocês.

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

4 thoughts on “Aprovação Maternal

  1. Eu nunca mostro o que escrevo à minha mãe, por duas razões. A primeira é porque diz sempre que gosta e a 2ª porque da última vez que mostrei, foi um texto para um livrinho editado aqui na zona e ela disse-me que “não era o meu melhor texto”. E eu fiquei triste porque adorava aquelas personagens e aquela história e senti que não havia nada que eu pudesse ou quisesse mudar no conteúdo do texto, pelo menos sem destruir a minha ideia.
    Mas percebo-te e também gostei mais do V.I.D.A. do que do Angel Gabriel😉

  2. Isso é lindo, sabes?😀
    Mas quanto a mim, acho que a minha resposta precisa de um post inteiro no meu blog, óptimo prompt!😀

    PS – Já comecei o V.I.D.A. mas não estou nem perto do fim, vou ver se te mando um email já com alguma coisa até ao fim do mês.😉

  3. Eu percebo o que dizes, mas assim como quero a sinceridade dos outros, quando lêem o que eu escrevo, também espero e recebo a mesma sinceridade da minha mãe (e pai). Por isso embora fique triste, não penso nunca deixar de lhe mostrar o que faço, até porque ela está-me sempre a perguntar quando termino o próximo.😄

  4. Fico a aguaradr esse post então.😄
    E não tenhas pressa, que primeiro estao os estudos.
    Já mandaste vir o teu livro do creatspace?

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s