Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Pré-NaNoWriMo

Deixe um comentário

Achei que seria de boa índole fazer um post no dia antes (mais propriamente na hora antes) do inicio dos 30 dias de perdição escrita.
Vamos por partes. Primeiro temos o que já está feito, e que diga-se, não é grande coisa. Eu fiz um planeamento, até certo modo, da forma como a história devia acontecer, dos momentos fulcrais e das características mais relevantes das personagens, para assim poder ganhar um conhecimento delas que na verdade não tinha até agora, porque, embora já tenha anteriormente escrito algo para “V.I.D.A.”, agora decidi mudar quase tudo. Sobre a história, sobre as personagens, enfim … tudo.
Uma coisa que decidi também fazer foi mudar o nome das personagens, para os tornar mais significativos de cada uma das seis personagens (são só seis. OMG!). Mas também não quis que fossem demasiado óbvios. Os novos nomes são:
– Vatra (antiga Viviana)
– Adva (antiga Aoi)
– Ilan (antigo Imman)
– Deror (antigo Dwight)
– Hääl (feminino, não tinha nome anteriormente)
– Raj (masculino, não tinha nome anteriormente)

A verdade é que ainda não decorei os nomes todos e possivelmente, durante Novembro, vou andar a escrever os nomes antigos a meio tempo e depois os novos quando me lembrar que “Ah! É verdade. Mudei os nomes.”. Já estou mesmo a imaginar … @.@
Diverti-me imenso a definir as características de cada personagem, especialmente aqueles tiques únicos que cada pessoa tem e que eu quero incorporam neles, para os tornar mais “realistas”.
Depois, durante a escrita do resumo, pude perceber que afinal não sabia assim tanto da história como tinha pensado. Sabia onde começava, onde terminava, mas o recheio estava muito difuso e fazer o resumo ajudou-me a preencher as lacunas, se bem que já me estou a ver a alterar tudo quando Novembro chegar.
Durante o NaNoWriMo, espero mesmo superar-me, surpreender-me comigo mesma e com as personagens, e espero mesmo, mesmo, conseguir escrever as duas histórias (V.I.D.A. e Através do vidro). Se tal vier a acontecer, terminarei o mês com cerca de 100 000 palavras, o que me daria uma grande alegria. Mas mesmo que só chegue às 50 000, já vou achar-me mais rica do que estou agora. Conto com o meu muso, Viridis, e as suas duas fiéis ajudante, Purpurissum, Caeruleum, para sair (relativamente) intacta desta aventura.
As minhas maiores dificuldades serão, possivelmente, conciliar as horas de escrita com as horas de trabalho, e isto tudo sem deixar a minha mãe ainda mais irritada com a minha desarrumação. Vai ser um mês de deixar os cabelos em pé!
Fica já aqui a nota que farei posts diários sobre a minha progressão no NaNoWriMo e não esperem muito mais do que isso. Possivelmente não vou ler grandes livros (se calhar vou terminar um dos que estou a ler, mas não prometo) e não vou ter tempo para escrever contos (como aliás já vem sendo hábito nos meses que antecederam Novembro). Possivelmente vou continuar com o semanário, porque é um hábito e posso sempre resumir o avanço semanal, numa perspectiva diferente do diário. Também vou tentar, de vez em quando, actualizar a minha conta Twitter com algumas entradas ”inteligentes”, mas não prometo porque prefiro perder tempo com o V.I.D.A. e o Através do vidro.
E é isto que tenho a dizer, pelo menos para já, porque esperemos que em Novembro tenha tanto para dizer, digo, teclar, que me fiquem a doer os dedos de tanta produtividade. Bem … até dispenso as dores, mas percebem onde quero chegar, certo?
À meia-noite, começa a batalha épica com as teclas, o muso e as ajudantes. Quem saíra vencedor?

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

