Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Momentos 07

Deixe um comentário

momentos_01Eu digo já que sou contra.
Contra o quê?
Contra tudo. Eu não gosto destas coisas.
Mas estás a falar chinês?
Querida, —
Querida? Estás com febre?
Como eu estava a dizer … Querida, eu sou contra os que são contra.
Ah?
Oh querida, você hoje está lenta.
Não. Tu é que estás parva e eu não consigo acompanhar o teu raciocínio.
Olha, até o viril está a ficar verde com esta conversa.
É Viridis e eu SOU verde.
Ah! Como é que nunca me dei conta?
Estavas demasiado focada no teu próprio umbigo.
Olha quem fala. Drama queen!
Não estamos a fugir ao tema, ladies?
E havia tema?
Boa pergunta.

Leio artigos e tento estar atenta ao mundo a literatura nacional e mundial e algo que me surpreende no nosso país )para além de muitas outras coisas) é o facto de, possivelmente, sermos dos países que mais publicam “blogs” em livro.
No estrangeiro ouvimos dizer que que escreve em blogs dificilmente verá o conteúdo desse mesmo blog em papel, pelo menos nas editoras (vanity press não conta), mas aqui em Portugal basta ar uma olhada pelas prateleiras ou uma pequena pesquisa na web e vemos que temos vários.
Nem sequer estamos a falar de blogs de contos ou afins, mas mais de blogs de sátira, opinião ou outros géneros mais “estranhos” (no bom ou mau sentido, conforme desejem).
Que figure aqui que não tenho nada contra isso, mas parece-me estranho. Muito estranho.
Outra coisa que recentemente me surpreendeu foi a publicação de uma obra que o próprio autor já tinha publicado independentemente e que agora foi “comprado” por uma “grande” editora, por assim se dizer.
Mais uma vez, não tenho nada contra. Mas andamos a contrariar as tendências. Será isso bom, ou mau?
Eu pessoalmente não sinto vontade de comprar nenhum destes livros que são blogs. Não é porque posso lê-los online, mas é exactamente porque nem online os leio. Não sinto “atracção” por eles e dessa forma não compro. Mas também não opinarei sobre eles. Deixarei ao critério de cada um.
Neste campo só poderei falar de boca cheia sobre uma destas publicações. O “Caderno de Saramago”. Desde o primeiro post que sigo o blog do vencedor do Nobel Português, e se ao principio pensava que valia a pena, à medida que o tempo foi passando fui lendo mais e mais posts sem interesse e que chegavam mesmo a “enervar-me” um pouco, no mau sentido. Neste caso posso dizer que não pagaria para ler, porque parece-me que o livro não seleccionou os textos e limitou-se a imprimir tudo. Se fossem só os de interesse cultural, talvez adquiri-se o volume, mas com as opiniões que em nada enaltecem a minha vida, não o farei. Já para não falar no absurdo do preço do livro. Eram 17 ou 19€? Fosse qual fosse é muito dinheiro para alguns textos curtos sobre coisas dispersas. Isso é tudo para pagar direitos de autor?
E nem vou por aí, se não ficava aqui a falar sobre os preços fora de órbita das edições portuguesas e que põe a minha carteira completamente “drogada”. Será que não se dão conta que se baixassem o preço dos livros vendiam muito mais?
Mas isto já é fugir ao tema.
Voltando ao caso que foi “republicado” por uma editora na sua terceira edição, louvo o acto, mas só poderei deixar uma nota digna de registo quando ler a obra. Desejo sorte ao autor.
Quem tiver lido os outros livros (mencionados acima), que deixe aqui a sua opinião. Vocês acham que as escolhas das editoras para este género de publicação são as mais acertadas?

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

