Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Semanário 18

2 comentários

semanario_12Antes de mais tenho de pedir desculpas por não ter colocado um novo “conto” na sexta-feira. Não! A culpa não foi da Páscoa, foi mais da vida que é uma grande mer&% e me dá vontade de gritar até ficar rouca (isto para não dizer algo mais mórbido e passível de ser mal interpretado.
O fim-de-semana não me deixou muito mais bem disposta e o resultado foi a primeira semana em que não fiz post na sexta. Tinha de acontecer um dia …

Mudando de assunto …

Se ainda se lembram esta semana ia começar a revisão do Angel Gabriel. Não entrem em pânico! Disse ia, mas eu fiz mesmo isso, afinal eu até sei cumprir prazos (às vezes).

A minha ideia original (porque li em algum sítio muito inspirador que era assim que se devia fazer) era ler o livro todo de uma vez, sem nunca parar para apontar nada nem corrigir erros. Mas antes mesmo de começar eu já sabia que não conseguiria nunca seguir em frente com esse plano torturante (para a minha psiche frágil e muito picuínhas). Assim sendo levei comigo uma caneta vermelha e um marcador florescente. A caneta vermelha tinha a missão de riscar, sarrabiscar e assassinar frases inteiras. O majestoso marcador esteve mais relaxado e serviu para iluminar destacar as informações importantes sobre personagens e locais, ou seja, aquilo que está mais propenso a ser “a” numa linha e “z” noutra (cores de cabelo, idades, cores dos feitiços … GAFES!).

No fim de cada capítulo colocava também notas sobre o que havia funcionado e o que não tinha tido o efeito desejado (digamos que a balança tende muito para o reescrever quase tudo).

O prólogo será completamente eliminado. Não sei o que me deu na altura para o escrever, mas não faz lá falta nenhuma. Também é só duas páginas, por isso não se perde grande coisa.
No primeiro capítulo vou ter de mudar umas coisas. Nomeadamente onde começa a acção e transmissão dessa mesma acção. Tem de ser mais rápida e fluída, coisa que eu só comecei a pôr em prática a meio do manuscrito.
O segundo capítulo está bastante aceitável e se mudar vai ser para o unir ao primeiro, porque acho que não faz falta o corte na acção no local onde estava.
O terceiro capítulo terá algumas pequenas mudanças, especialmente nas ditas inconsistências, tipo … O Gabriel, que tem quase 200 anos, a chamar velha a uma mulher de 50 e poucos … claro …
O quarto capítulo vai mudar e bastante porque não consegui passar, em absoluto, para o papel as emoções da Angel. Se eu não chorar a ler este capítulo, então ninguém o fará! (É assim que tenho de pensar, senão deixo as coisas mal feitas)

Como devem imaginar (ou nem tanto), eu ainda não terminei a minha primeira leitura pelo manuscrito. A ver vamos como corre a segunda semana de sarrabiscos revisões.

Noutra nota, fica aqui mais uma vez, o relato que o “PFA” (nome provisório) está a invadir-me o subconsciente e a tomar conta de tudo. Estou perdida! Eu que este ano queria escrever o “V.I.D.A.” e o “No limiar da vida“. Por este andar vou sucumbir à infinita pressão do “PFA“.  Não me faças isso LEOBA (uma das personagens principais do “PFA“)!

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

2 thoughts on “Semanário 18

  1. LOL, o Gabe a chamar velha a uma mulher com um quarto da idade dele!

    Posso chamá-lo Gabe, não posso? Tenho tendência para diminutivos.

    E um conselho de alguém *tosse* super sábio como eu: se uma história quer ser escrita, tipo já, então já é a altura certa para o fazer. Depois, não fará tanto sentido para ti e vai ser o cabo dos trabalhos para escrever umas míseras palavras.😉

  2. Podes chamar-lhe o que quiseres … só não te garanto que ELE goste. Mas isso são meros pormenores.
    Quanto ao teu conselho … vou ter de dizer que não o posso seguir. O “PFA” exigirá pesquisa e muito tempo para construir a história e personagens. Tempo esse que não tenho neste momento mas que vou despendendo aos poucos. Mas conhecendo-me como me conheço, provavelmente vai ser esta a minha aposta para o próximo NaNo.

Comente / Comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s