Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

NaNoWriMo 2008 – Depois do fim

Deixe um comentário

O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) terminou, oficialmente, ontem às 23:59h. Eu participei no desafio com o nick DreamGazer, propondo-me a escrever “Angel Gabriel“, uma história que já me preenchia o subconsciente desde 2005.
Photobucket
Tudo começou com o esboço de uma nova personagem, à qual rapidamente dei o nome de Angel. No mesmo dia esbocei outras duas personagens, Gabriel e Catalysm. A história tomou posse de mim e, antes mesmo de me aperceber, tinha desenhado outras tantas personagens e criado um mundo novo. Sonhei criar uma novela gráfica com essas ideias e cheguei até a escrever o guião para as primeiras páginas. Mas no final, dei-me conta de que a minha arte estava muito aquém do design que gostaria de dar à história, e decidi então adiar o projecto.
Vários anos se passaram e a ideia de escrever um livro com a história foi crescendo, até se tornar uma decisão.

No dia 26 e Outubro de 2007 vi uma mensagem do Livejournal, onde falavam do NaNoWriMo. Já tinha ouvido falar deste evento no ano de 2007, e tinha despertado o meu interesse, mas no ano transacto já tinha ido demasiado tarde para juntar-me à demanda.
Sem pensar muito nisso, no dia 28 de Outubro inscrevi-me no desafio. Tive dúvidas, preocupações e, acima de tudo, uma ideia fixa de que não iria nunca conseguir alcançar as 50 000 palavras até ao final do mês de Novembro. Mas, arrojada como sempre, decidi que não perdia nada em tentar e atirei-me de cabeça, esperando não parti-la no processo.

A primeira semana foi algo parecido a um suplício. Era o início, algo que sempre considerei como sendo uma das partes mais difíceis de escrever. Há que cativar o interesse nas primeiras páginas, há que decidir o momento certo para iniciar a história, há que introduzir as personagens e, mais importante de tudo, temos de nos adaptar a expressar essas personagens, que embora eu já conhecesse tão bem, nunca deixaram de me surpreender.

Na segunda semana, senti-me muito mais motivada, mas como a primeira semana não tinha corrido muito bem, tive que aumentar o número de palavras escritas diariamente para poder estar a par da contagem do NaNoWriMo. Novas personagens surgiram e o desenrolar foi mais intenso e interessante.

A terceira semana foi como se um vento forte me empurrasse para a frente. Foi a melhor semana, a que fluiu com mais intensidade, a que me deu mais prazer escrever. As personagens surpreendiam-me a cada capítulo, como se tivessem vida própria.

A quarta semana não desapontou e fluiu quase tão bem como a que a antecedeu. Alcancei as almejadas 50 000 palavras no dia 27 de Novembro, quinta-feira, três dias antes do final definitivo do desafio. “Angel Gabriel” estava ainda longe da sua conclusão, mas mais de metade da história estava agora exposta no ecrã e não somente no mais recôndito do meu cérebro. Foi uma alegria, uma vitória, uma lição de perseverança que decidi ensinar a mim mesma.

Nos dois dias seguintes não escrevi muitas mais palavras, mas tive sempre presente aquela necessidade de terminar o que tinha começado. Dezembro será um mês para continuar a escrever, além de outras coisas que deixei de lado, em prole do NaNoWriMo em Novembro.
Desejo mesmo terminar “Angel Gabriel” antes do final do ano, e, agora, depois de tudo isto, sinto que o posso fazer, se tiver a força de vontade necessária. Se o fizer, terei voltado a surpreender-me comigo mesma e será mais uma vitória, mais um acto que me fará sentir capaz.

Para mim, o NaNoWriMo, assim como outros desafios que aceitei e venci, foi uma lição de vida. Uma lição que me deu a entender que se me propuser a algo e se me dedicar e esforçar, posso atingir TUDO o que queira, sem excepções.

E porque sonhar é viver, continuarei a fazer estas, ditas, loucuras e a rejubilar com os resultados. Parar é morrer!

Aqui fica, para os interessados e/ou curiosos, um resumo do que é “Angel Gabriel“:

Num mundo dominado por vampiros, os humanos são escassos e vivem em colónias. Recorrendo à magia têm conseguido sobreviver nas últimas décadas, mas os vampiros estão cada vez mais desesperados, cada vez mais propensos a cometer loucuras e atacar em conjunto, algo que não fazem por hábito. No meio do caos, uma feiticeira sacrifica-se para que um dos primeiros vampiros fique impedido de se alimentar de humanos. Esse vampiro é Gabriel.
O feitiço permite-lhe somente uma excepção, a filha da própria feiticeira, Angel.
Gabriel tem no entanto de conter a sua fome pois se Angel morrer, a sua existência terminará também.
Os dois formam um pacto, para tentar encontrar uma feiticeira suficientemente poderosa para quebrar a maldição que afecta os dois.

Em breve devo colocar um ou outro excerto da história.

Autor: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

