Caneta, Papel e Lápis

Um blog sobre escrita criativa, de Ana C. Nunes (A blog about writing fiction, by Ana C. Nunes)

Saltitar (Semanário 110)

Deixe o seu comentário

No início da semana, terminei a revisão do “Através do Vidro” e fiquei satisfeita. Não sei se será realmente a última vez que mexo no manuscrito, mas para já estou contente com o resultado e sinto que a história cumpriu o seu objectivo. Entretanto nestas revisões finais acabei por cortar uma boa parte do que tinha escrito, especialmente um cena que me pareceu que não fazia avançar em nada a narrativa e que por isso pus de lado. na verdade a dita cena era até interessante do ponto de vista das personagens, mas ao mesmo tempo pareceu-me que o desenvolvimento teria o mesmo impacto sem a necessidade de ser tão exaustiva e assim decidi retirar. Estou convencida que foi a melhor escolha.

Mal terminei o projecto anterior, regressei de imediato ao “Dragões e seus Sacrifícios” (nome temporário). Foi bom voltar a escrever esta história, especialmente quando se aproxima a passos largos do final. Tive de reler as últimas páginas que tinha escrito, para me voltar a ambientar com o tom narrativo e com as personagens, pois por mais curta que tenha sido esta ‘intermitência’, a verdade é que entretanto envolvi-me na revisão de dois projectos muito distintos e era inevitável que eu acabasse por baralhar as vozes narrativas se não me tornasse a ambientar antes de começar (e só ao reler saberei se, mesmo com este cuidado, não cometi um qualquer erro de narração).
Acho que este é um dos vários ‘senãos’ de saltar de um projecto logo para o seguinte, mas tal é inevitável quando temos objectivos e já temos as ideias em ordem.

Se, por exemplo, eu terminasse um projecto e ainda não tivesse bem estruturado o próximo, iria então estar algum tempo ocupada com pesquisas, com encadeamento da acção, com conhecer melhor as personagens, decidir quais as cenas que são fulcrais, etc. Mas quando acabamos um, e o próximo já está pronto para ser iniciado, a coisa muda de figura. Ou parámos e não escrevemos durante uns tempos, ou então temos mesmo  de seguir em frente, deixar para trás o projecto finalizado e começar do zero (ou quase).

Normalmente tento sempre intercalar dois romances com alguns contos, que me dão mais ‘folga’ e permitem-me criar outro tipo de enredos e experimentar diferentes tipo de escrita, já para não falar que tendo a arriscar mais nos géneros em contos, do que propriamente em romances (não porque sinto que não o consiga fazer numa história mais longa, mas simplesmente porque as ideias que uso para contos, não poderiam ser ‘esticadas’ em romances, ou melhor, eu não sinto que elas dessem bons romances).

E vocês? Que costumam fazer entre a escrita de um romance e o início do seguinte? Começam logo o segundo, ou deixam passar algum tempo entre projectos?

No Floresta de Livros:
– Top Ten Tuesday – Minor Characters;
– Booking Through Thursday – Impróprio para a Idade.

No exterior:
Behind the book: Why write with a friend?, no Dear Author;
Character Motivation, no Murder she writes;
100,000 Reasons Why You Probably Can’t Banish Envy, no Writer Unboxed;
Non-White Heroes: The Kiss of Death in the Marketplace?, no Murderati;
What’s in a Name?, no The Deadline Dames;
Why You Should Spend More Time on Character Than Action, no WordPlay;
Wanted: Automatic Title Generator, no Murder She Writes;
Sintomatologia do Eterno Recomeço, no Blade Runner;
The Kung Fu Panda Guide to Writing Action Scenes, no WordPlay;

Author: Ana C. Nunes

I love to write, read and draw. I write novels, draw characters and, sometimes, graphic novels or comics.

Comente / Comment

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 581 outros seguidores